Header Ads

GunPla: a divina arte de montar um Gundam

No mundo dos "colecionáveis", existe uma categoria conhecida como Plamodel, um termo simplificado para "modelos de plastimodelismo". São miniaturas que vem toda desmontada na caixa para montar e pintar (lembra da Revell ?).

Muitas pessoas colecionam esse tipo de brinquedo, que é uma mistura de passa-tempo com artesanato.

Alias, a maioria dos colecionadores nunca chama de brinquedo, boneco, carrinho ou coisa do tipo. Eles sempre vão dizer miniaturas.

Acho que no fundo, eles tem vergonha de admitirem que compram brinquedos depois de grande. Tô nem ai, para mim é brinquedo e pronto!

...

Mas vamos voltar ao foco da conversa.

Tudo isso foi para dizer que o termo GunPla é a junção das palavras Gundam e Plamodel: modelos de Gundam para montar e personalizar.

Você pode simplesmente comprá-los e apenas montá-los, sem nenhuma pretensão.

MG Crossbone Gundam FullCloth

O que não é nenhum problema, pois os robôs ficam lindos mesmo assim. Mas personalizar é o grande barato deles.

Os GunPla, especialmente da Bandai, são incríveis. Não são iguais aos kits de montar que apareceram aqui no Brasil.

A tecnologia deles é impressionante. Primeiro que as peças são projetadas para serem montadas apenas por encaixe, não precisam de cola.

Peças do meu Aile Strike Gundam

Além disso, são muito detalhadas e bem acabadas, não apresentando rebarbas ou deformidades que ocorrem quando se tira errado do molde.

Existem várias empresas japonesas que fabricam esses kits além da Bandai (como a Kotobukiya), mas os dela são mais tradicionais e fáceis de achar.

No caso da Bandai, há algumas categorias de modelos para montar, cada uma direcionada para um nível técnico. Já comentei sobre isso aqui no blog.

O importante é que muito colecionador vai além da montagem, levando mais a fundo o sentido de plastimodelismo.

O tema Gundam é perfeito para isso, com histórias de guerras que dão ótimas inspirações para cenas de batalha. Dai, não demora muito para alguém tentar fazer marcas de tiro, ferrugem, explosão e coisas do tipo.

Diorama

Além disso, há colecionadores que tentam deixar o modelo igual a versão original do desenho animado, ou a ilustração da caixa, que são divulgados especialmente para tentar o público-alvo.

Ao longo do tempo, foram criadas várias técnicas especializadas em personalizar esse tipo de brinquedo. Por conta disso, foram criadas várias revistas especializadas no Japão, como a Hobby Japan ou a Dengeki Hobby Magazine, que divulgam modelos e publicam matérias de como personalizá-los.

Como iniciante nesta prática, gostaria de discutir algumas técnicas com outros interessados, mesmo porque, não é nada fácil encontrar informações sobre isso na internet... principalmente em português.

Para esta postagem não ficar quilométrica, achei melhor dividir alguns assuntos:
  • Escolha do modelo
  • Montagem
  • Pintura
  • Detalhamento dos contornos
  • Adesivos, decalques e apliques
  • Acabamento

Se tiver um tempo, assista aos vídeos que postei sobre Plamo Tsukurou CUSTOM. Com certeza serão muito instrutivos.

Assim que possível atualizo está postagem.

Um comentário:

  1. briquedos são artigos para crianças, modelkits são completamente o oposto, a montagem destes kits exige alguns cuidados, pois vais trabalhar com materias perigosos como tintas, diulentes, hobby knifes, continuas com a mesma opinião?? não não são brinquedos,e não, a gente não diz que são modelkits porque temos vergonha, dizemo-lo porque é o termo correcto, um briquedo serve para brincar com ele, normalmente são feitos a pensar em durabilidade, todos nós sabemos porque, um modelkit é o contrário, não se brinca com ele, serve apenas e só para estar em exposição

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.