Header Ads

Transformers Brave Maximus

Todo colecionador tem um troféu, um item que supera todos os outros. O meu é o CarRobots C-027 Brave Maximus.
Posição Horizontal

Na verdade, acredito que a maioria dos colecionadores de Transformers desejam um dos três Maximus... se bem que conheço gente que tem logo os três.
Sempre reclamo no blog que nunca tenho tempo, mas a coisa piorou muito depois que meu filho nasceu a coisa piorou muito. Para ter uma ideia, tinha começado a digitar essa postagem em junho de 2012 e só terminei hoje.
Tudo começou em 1987, quando a Hasbro, ou alguém sofrendo seriamente de mau-do-pau-pequeno complexo de inferioridade, resolveu lançar o brinquedo do maior de todos os personagens já criado: Fortress Maximus.
Marvel Headmasters 1
Quando digo maior, é no sentido literal da palavra, pois ele é uma mini cidade que se transforma em um robô. Alias, fui sugestão da própria Marvel Comics fazer com que a Autobot City se transformasse depois de terem publicado a versão em quadrinhos do Movie de 1986.
Depois disso, o pessoal da Takara começou a fazer alguns conceitos baseados em antigos projetos da época da Diaclone. No livro japonês Transformers Generations Deluxe mostra alguns dos estudos que fizeram.
Projetos
Em 1987, lançaram a coisa mais ignorante já produzida para o universo Transformers: o Fortress Maximus. Mais para frente vou explicar porque ele é a coisa mais ignorante já produzida.
Fortress Maximus
O Maximus (como gosto de chamar) teve mais dois redecos. O Grand Maximus, que tive e já comentei aqui no blog, e o Brave, que vou falar agora.
Antes de continuar, só quero lembrar que além desta análise, tem mais 92 fotos com comentários no meu álbum. Na verdade tinha mais, só que o Fotki teve aquele problema e algumas fotos sumiram.
O Brave Maximus foi um personagem reutilizado criado para a série japonesa CarRobots (2000).
Para falar a verdade, apenas 25% dos personagens dessa séries são criações exclusivas, o restante é tudo redeco. Isso porquê, só para variar um pouco, ela foi criada por causa de uma presepada da Hasbro.
Com o fim da série Beast Machines, estava em estudo uma nova série chamada Transtech, mas a série não foi aprovada por causa de um monte de rolo.
Sem tempo para produzir uma nova, a Hasbro pediu para a Takara criar uma nova animação enquanto eles colocavam ordem na casa. Por sua vez, a empresa japonesa (que também não tinha muito tempo) pegou um monte de robô antigo, mudaram as cores e relançaram.
Um ano depois, a Hasbro lançaria a animação americana com o nome de Robots in Disguise (RiD). Só para não perder o costume, aproveitaram e mudaram algumas coisas. O desenho também chegou a passar no Brasil (acho que em 2003), só não lembro o canal. Provavelmente pela Globo e Fox Kids.
Robots in Disguise
No deseno, pouca coisa muda entre as versões. A mais significativa é o nome, que no EUA adotam os nomes originais de G1 (Fortress Maximus e Cerberos). Acho que a história dele també muda um pouco, mas para falar a verdade, não sei muito a respeito dele em ambos os desenhos, pois só assisti o começo das séries.
Alias, essa semana, descobri que criaram um fansub brasileiro chamado Transform! Fansub que está publicando episódios legendados de Robots In Disguise. Por enquanto, são pouco episódios, mas espero que publiquem todos um dia.
Entretanto, o brinquedo dele nunca foi lançado no EUA, apenas no Japão. Falarei sobre isso depois.
Por isso, é melhor parar de enrolar e falar logo do brinquedo.

Embalagem e itens

Uma coisa legal nas caixas de CarRobots é que ambos os lados possuem ilustração de capa, só que um lado é vertical e o outro horizontal.
Posição Vertical Posição Horizontal
Porém, o C-027 Brave Maximus tem um grande inconveniente: ele é um robô de 55cm de altura. Entende agora porquê disse que ele era literalmente o maior de todos os personagens?
Só para constar, quando comecei a escrever essa postagem, ainda não haviam lançado o Generations Titan Class Metroplex. Depois vou falar melhor sobre isso.
No desenho, ele tem 350 metros de altura. Por isso, faz sentido a Hasbro/Takara terem criado algo tão grande... apesar do Metroplex ser bem baixinho.
Por causa disso, a caixa dele também é gigantesca, medindo uns 40cm de altura por 60cm de comprimento. Olha só a comparação da caixa com minha TV de 40".
Comparação com TV
Outra coisa bem legal é que o verso do manual é uma parte do mapa de Metro City. Depois vou mostrar para quê serve.
Metro City

Plasma, o Headmaster

Vamos do menor para o maior. Tudo começa com o Headmaster Plasma. Já expliquei um pouco sobre os Headmasters na análise do Brainstorm.
Plasma
Plasma é o robozinho responsável por controlar o Maximus. Tenho costume de chamar os "grandões" apenas assim por preguiça, pois é tudo a mesma coisa, só mudam as cores e os "apetrechos".
Uma das grandes piadas Transformers sempre foi a escala, pois os desenhistas sempre fazem merda. Tanto o Fortress Maximus quanto o Grand Maximus viviam aparecendo muito menores do que realmente deveriam ser. As vezes, faziam o cúmulo de diminuírem ao tamanho de robôs normais, como essa cena do desenho de Masterforce.
Mini Grand Maximus
Segundo a descrição dos Maximus, eles tem 350 metros de altura. Nem tem como justificar tal erro.
Uma das coisas mais interessantes nessa série é que houve uma preocupação de retratarem o personagem em uma escala próxima do que deveria ser. Neste caso, o Plasma teria praticamente o mesmo tamanho do Fire Convoy.
Plasma e Fire Convoy
No brinquedo, ele é um catatauzinho como qualquer outro Headmaster e tem a ridícula incrível capacidade de se transformar em uma cabeça... deveriam deixá-lo apenas pilotando o Transtector que seria melhor.
Tamanho do Plasma Plasma Headmaster unit

Brave, o Transtector

Por falar em Transtector, o dos Maximus são um bocado sem graça. São praticamente ternos robóticos, não se transformam em nada de muito interessante, talvez curioso.
Já que falei anteriormente sobre escala, no desenho animado, também tentaram manter uma coerência com seu tamanho.
O Brave (nome dele quando se junta com o Transtector) não aparece muito no desenho, só quando vão formar o "Grandão", mas ele tem aproximadamente o mesmo tamanho de um Gestalt.
Brave! Head On!
Como redeco, ele continua sendo compatível com todos os Headmasters antigos. Não importa se são Autobots ou Decepticons. Isso significa que pode usar uma cabeça em outro Transtector.
Arcana e Plasma
O interessante é o mecanismo de atributos (TechSpec) para mostrar quem é melhor de que quem. Todo Transtector tem uma tampa no peito. Quando coloca a cabeça e abre a tampa, dá para ver os atributos de cada Headmasters.
Um dos grandes problemas do Brave Maximus é a falta de acessórios. Os outros modelos vem com armas, robozinhos e uma série de coisa, enquanto ele vem com quase nada. Pelo menos ele tem o rifle (que tem mais cara de pistola).
Rifle
A transformação para o modo Brave Master Brain é bem simples, para não dizer cretina. É só jogar os braços para a frente e dobrar as pernas para a lateral do corpo.
Referência
Só para constar, ele foi a referência para o Animated Headmaster, tanto como conceito quanto esteticamente, de uma forma estilizada (claro).

Maximus City Mode

Agora sim, vamos realmente ao que interessa.
Sem dúvida alguma, a coisa mais legal dos Maximus é o fato de se transformarem em uma base. Não é por menos, toda criança que brinca com boneco precisa de um local para seus brinquedos ficarem, seja uma casa para as bonecas ou uma base para seus carros.
Maximus City Mode
O modo base é muito detalhado e fica até complicado mostrar tudo. Lá no meu álbum tem várias fotos mostrando os detalhes dele.
Um detalhe muito legal nele é o verso do manual, que pode ser usado com o modo base para ilustrar alguns quarteirões de Metro City.
Metro City
No total, esse mapa é dividido em seis partes. Sei disso porque já tive o Fire Convoy e o God Magnus e eles vinham com partes desse mapa. Não tenho certeza, mas acho que o giftset com a edição especial dos Super Car Brothers, Build King e do JRX vinham com as outras partes.
Infelizmente, não tenho como confirmar, pois não é fácil de achar essas imagens na internet. Muito antigamente, existia um site chamado My KoolToyZ hospedado no Tripod com muitas fotos e informações, mas sai do ar já faz um tempo.
A única imagem que consegui encontrar foi desse mapa completo que é de uma versão exclusiva da Takara. Vou falar sobre isso um pouco mais para baixo.
mapa de Metro City completo
De qualquer forma, ter ou não o mapa completo não chega a ser um problema, pois ele sozinho já é muito legal.
Como de costume, seu tamanho não tem uma escala compatível com outas linhas, mas nesse caso, concordo que nem daria. Pelo menos, já dá uma base bem melhor do que o G1 Metroplex. Como uma base, ele tem 59cm de comprimento na lateral por 42cm de largura na frente.
Comparando com o Metroplex
Por falar em tamanho, tem um fato muito sem sentido no desenho animado sobre a base. Quando todos procuravam por ele, a base estava escondida dentro de uma montanha (episódio 29). Até ai tudo bem.
Só que depois, os Cybertrons (Autobots) o escondem dentro de um prédio para que os Destrons (Predacons) não o encontrassem.
Koji Gets His Wish
Não faz muito sentido esconder um prédio dentro de outro.

Maximus Battleship Mode

No manga, Maximus era o nome da nave de pilotada por Cerebros (no Japão ele não era o Spike) e depois foi reconstruída como um Transtector gigante.
Maximus Battleship Mode
Apesar de ter 77cm de comprimento. Fiz uma comparação dele com minha TV de 40" para ter uma noção de tamanho.
comparação com uma TV de 40
Ele é bem estável e permanece esticada quado suspensa. Pelo menos, se não abusar muito da articulação das penas e dos braços. Se bem que, por causa do peso, duvido muito que queira ficar segurando no alto por muito tempo.
Por esse aspecto, ele acaba sendo mais um grande tanque do que nave. Pensando nisso, colocaram umas rodinhas nas parte de baixo, o que facilita muito a brincadeira.
No desenho animado, a nave faz apenas uma pequena aparição no final do último episódio.
The Final Battle
Existe um episódio em que o Black Convoy (Scourge) explica que ele e os outros Destrongers (Commanders) tinham chegado no planeta junto com o Brave Maximus (Fortress Maximus) e ficaram desativados. Para falar a verdade, não lembro se a nave aparece nesse episódio ou não.

Brave Maximus

Agora sim, chegamos ao que interessa, o tijolão supremo em toda sua glória, com 55 cm de altura.
Brave Maximus
Seu tamanho é algo realmente impressionante e faz qualquer outro brinquedo ficar insignificante, literalmente. Eu pisei na bola na hora de tirar foto, deveria ter comparado ele junto com outros robôs grandes que tenho, como o Unicron, o Primus, o JRX ou qualuqer outro Gestalt de minha coleção. Infelizmente só lembrei de comparar com o Metroplex, que pica um anão do lado dele.
Comparando com o Metroplex
Alias, de todas as versões dos Maximus, ele é o que sofreu menos com sua escala no desenho animado. Claro, houve vários erros, mas pelo menos sempre se manteve enorme. Na maioria das vezes, ele era apresentado com o tamanho aproximado do Metroplex.
The Human Element
Seu modo robô é tão articulado quanto se espera de um G1, ou seja, não tem articulação. As articulações existentes são apenas os pontos de transformação. Com exceção dos cotovelos e punhos.
Articulação
Por ser um Headmaster, é inevitável arrancar a cabeça dele e querer colocar outra coisa em seu lugar. O tamanho só não ajuda muito e só dá para fazer isso com outros Maximus ou qualquer outra coisa com tamanho parecido. Claro que aproveitaria para ver como ficaria com o Animated Headmaster.
Comparação com o Animated Headmaster
Outra coisa ignorante nele é o Final Burn mode, o modo de ataque em que utiliza todas as armas ao mesmo tempo. O que não faz muito sentido na prática, pois eles nunca acertam ninguém nos desenhos... mas a criançada gosta.
Final Burn

Versões oficiais

Ao todo, existem três versões do Brave Maximus. A primeira é o que tenho, a mais simples com apenas com a base (Maximus), o Transtector (Brave), o Headmaster (Plasma), um radar e uma arminha para o Transtector.
A segunda versão foi limitada só para os membros do Club TF da Takara, que podiam enviar seus selos com os pontos que vêem em toda embalagem para trocar por acessórios ou até o robô completo.
Porém, isso era uma puta sacanagem da Takara, pois tinha que juntar muitos pontos para conseguir trocar por alguma coisa. Veja quantos pontos era preciso para conseguir esses extras:
  • 100 pontos = Super God Sword;
  • 300 pontos = Brave Maximus simples;
  • 700 pontos = Brave Maximus simples com o mapa completo de Metro City;
  • 1.000 pontos = Brave Maximus simples com a Super God Sword;
  • 1.000 pontos = Brave Maximus, mapa completo de Metro City, Dual Laser Blaster, Photon Rifle e os Drones Gardia Robo e Gadep.
Brave Maximus completo mapa de Metro City completo Super God Sword
Só que o máximo que pode encontrar em um robô era 10 pontos, ou seja, era preciso comprar 100 robôs para ter um Brave Maximus completo ou apenas ele com a espada.
Pontos
A terceira versão foi lançada em 2004 pela linha Robotmasters. É extremamente rara, pois foi um prêmio dado pela Takara em um evento. Só existem 10 unidades, sendo apenas a versão simples do Brave Maximus.
Robotmasters Cybertron Base
Por algum motivo, a Takara mudou o nome do Plasma para Zebres e da unidade Headmaster para Master.
Por falar nisso, o Brave Maximus também faz breves aparições em duas outras séries.
A primeira é no manga publicado no hotsite criado pela Takara para a linha Robotmasters. Infelizmente, já tiraram da internet e não consegui achar a imagem.
A segunda é no manga Teletraan 15 Go! Go! - Sparkbots, publicado na revista Dengeki Hobby.
Teletraan 15 Go! Go!

Produtos não oficiais

Com um produto incompleto e com tantas restrições da fabricante, é claro que uma hora apareceriam cópias feitas por fãs.
Alias, o próprio Fortress Maximus foi um brinquedo problemático, pois era caro e sempre se perdia algum acessório. Por isso, há muito tempo que são vendidos produtos piratas no eBay para repor alguma peça perdida.

Laser Gun Set

Comprei esse kit assim que chegou o meu Brave Maximus. É um pacote com as armas Dual Laser Blaster e Photon Rifle.
É possível encontrar três versões na internet: a azul-marinho (Fortress Maximus), a vermelha (Grand Maximus) e a preta (Brave Maximus).
Laser Gun Set
Como o Brave Maximus já é colorido demais para o meu gosto, resolvi comprar as armas vermelhas para combinar melhor com ele.
Laser Gun Set
Não me lembro de como eram as armas do meu antigo Grand Maximus, mas aparentemente são perfeitas. Não tenho do que reclamar.

Super God Sword

Talvez algumas pessoas não saibam, mas existe um motivo para o Brave Maximus não vir com a Super God Sword.
No final da linha japonesa CarRobots, a loja Toys "R" Us Japan lançou giftset exclusivo God Fire Convoy, uma caixa enorme com o Fire Convoy e o God Magnus juntos com a Super God Sword.
God Fire Convoy
É uma estratégia comercia bem vagabunda para garantir o faturamento: se quer ter o item completo, então compre todos. Para alguns colecionadores, isso não chega a ser um problema tão grande, pois ainda é possível encontrá-lo por um preço justo na internet.
Só que não deixa de ser abusivo e é claro que os pirateiros produziriam alguma coisa.
Se pesquisar no eBay, encontrará versões "genéricas" da espada com as cores variadas para cada Maximus e até outra para o Masterpiece Convoy. Esse produto não cabe especificar o fabricante, pois já tem várias "empresas" oferecendo com o preço médio de U$ 50,00.
Toystar Super God Sword
Ainda não comprei, nas pretendo pegar a vermelha um dia.

Perfect Effect PE-DX-03 Warden

Como só terminei de digitar essa análise agora, cabe comentar a mais recente produção da família: o não oficial Warden, produzido pela Perfect Effect.
Perfect Effect Warden
Baseado na versão do Fortress Maximus dos gibis publicados pela IDW, ainda não divulgaram se vai se transformar em um veículo como nos quadrinhos, mas já sabemos que se transformará em uma cabeça compatível com o brinquedo oficial.
Por enquanto, só divulgaram a versão baseada no Fortress Maximus, mas com certeza produzirão nas cores relacionadas aos outros Maximus.

Generations Titan Class

Comecei a escrever essa postagem em junho de 2012 e até então os Maximus eram soberanos em sua grandeza.
Porém, em agosto de 2003 a Hasbro lançou o Generations Metroplex, baseado na versão do jogo Fall of Cybertron.
Generations Metroplex
Com esse produto, a Hasbro inaugura a Titan Class na franquia de Transformers (já existem outras linhas deles com essa escala). Com 61cm de altura no modo robô, o Generations Metroplex passou a ser o maior brinquedo na franquia atualmetne.
Comparação

Conclusão

Qualquer versão do Maximus é um item sensacional e impressiona muito em uma coleção.
Porém, o Brave Maximus tem dois pontos fracos: seu padrão de cor é horrível e não vem com todos acessórios do original.
Eu já tive o Grand Maximus e sempre gostei mais do padrão de cor dele, sem dizer que é o que vêm com mais acessório... tá, ele só vem com um Pretender a mais.
Por muito tempo, o Brave Maximus foi a única forma de um colecionador ter uma das grandes bases, pois as versões anteriores era raras e caras. A série Car Robots foi uma das últimas a serem fabricadas pela Sonokong, subsidiária da Takara na Coréia do Sul. Por isso, existiam vários no mercado.
Atualmente, já não vale tanto a pena, pois a Tomy relançou pela linha Encore o Fortress Maximus, que tem o padrão de cores mais bonito e todos os acessórios originais.
Transformers Encore 23 Fortress Maximus
Além disso, ele custa uns U$ 300,00 aproximadamente. Fiz uma pesquisa rápida na internet e descobri que está mais barato do que os Brave Maximus disponíveis.
O brinquedo é legal, mas se você não faz questão de ter exatamente o Brave Maximus, vale mais a pena comprar o Fortress Maximus que foi relançado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.