Header Ads

Músicas de games que marcaram minha vida

Um dia desses, estava assistindo a divulgação de algum jogo o programa MOK na PlayTv que não me lembro ao certo, mas era muito bonito.

Fiquei pensando nos jogos que tenho do PS3 e em tudo que foi lançado nos últimos tempos e reparei que as produções estão cada vez mais grandiosas, com cenas elaboradas, direção fotográfica, orquestra de fundo... quase como um filme.

Só que, pensando bem, não lembro de um jogo das novas gerações de console que tenha marcado na memória.

Claro, foram lançados jogos com ótimas histórias e jogabilidade, mas nada que realmente tenha marcado tanto quanto os jogos da década de 90. Acho que não dava para ser diferente, pois era preciso ser muito criativo com os poucos recursos da época.

Por isso, resolvi fazer playlists de jogos que mais marcaram minha vida, começando pela lista de jogos com músicas que mais me marcaram.

...

Isso e também pelo simples prazer de fazer listas. Quem não gosta?

É importante deixar claro que não estou listando os jogos que mais gosto ou definindo os melhores de todos. Estou listando aqueles que mais me marcaram.

Super Mario Bros. - Overworld Theme

Vamos começar logo pelo maioral. Provavelmente é a música mais icônica dessa lista, talvez a única que qualquer pessoa conheça.

A trilha foi composto por Kōji Kondō em 1985 para o jogo lançado no Nintendinho.

Gosto tanto dela que uso como toque no celular.

Alias, isso rendinha alguns momentos engraçados quando dava aula na UNIP e alguém me ligava no celular. Nas primeiras vezes, os alunos davam risada, mas depois de um tempo, ficavam tão acostumados que até entravam no ritmo.

Logo no começo, tem uma marcação de ritmo bem acentuada ♫ Tanã Tam Tantã Tam TUM ♫.

Quando chegava no "TUM", varios alunos batiam palmas ao mesmo tempo, até parecia que tinham ensaiado.



The Legend of Zelda: A Link to the Past - Hyrule Field Main Theme

Mais uma vez, vamos falar de uma composição do Kōji Kondō, criado em 1991 para o jogo lançado no Super Nintendo.

Zelda foi um jogo que marcou minha vida. Foi um ano intenso descobrindo todos os segredos em uma época que não tinha revista para ajudar e nem o clássico canal telefônico de ajuda da Power Line. Para piorar, o jogo estava todo em japonês e não tinha aprendido o idioma nessa época.

Essa é o tema principal e, fora os castelos e o "outro mundo", é a música que mais vai escutar durante o jogo. Depois de um ano jogando, ficou encravada na memória.

As vezes, fico concentrado no trabalho e reparo que estou cantarolando o tema... deve ser retardo mental.



[Menção honrosa] Lindsey Stirling - Zelda Medley

Não lembro quando foi que escutei essa música pela primeira vez, mas faz muito tempo.

Confesso que fico até arrepiado quando escuto essa versão. Além de ser uma belíssima produção.

A Lindsey é uma artística muito talentosa e tem várias músicas muito boas no canal dela.



Spider-Man and Venom: Maximum Carnage - Opening

Eu gosto muito dos personagens Mantor e Adaga da Marvel Comics e acompanhava ambos nos gibis do Homem-Aranha.

Sabia que tinham lançado no EUA o gibi Maximum Carnage, em que os dois ajudavam o Aranha a enfrentar o Carnificina, mas essa é uma história que vou deixar para outra postagem.

O importante é que, em 1994, lançaram um jogo para o Super Nintendo baseado nesse gibi e fiquei um bom tempo aguardando chegar na locadora perto de casa para alugar.

Logo depois de ligar o videogame, sobe o logo da Acclaim Entertainment e começa a tocar uma guitarra insana. Juro que nem apertei start só para escutar a introdução completa.



Na verdade, esse tema é parte da música Carnage Rules da banda Green Jelly, parte do álbum 333.Muito foda!



Se você, assim como eu, assistiu a MTv exaustivamente da década de 90, vai reconhecer a banda Green Jelly pelo videoclipe da música Three Little Pigs.



Area 88 - Player select

Quando dava aula na UNIP, explicava para meus alunos que o cérebro usa as emoções e outros sentidos para ajudar a guardar uma informação na memória. Logo, é naturam que momentos irritantes fiquem bem marcados na memória.

O jogo Area 88 (ou U.N. Squadron na versão americana), lançado em 1989 para o Super Famicom (ou Super Nintendo na versão americana) é um exemplo perfeito disso.

Não que o jogo seja ruim, muito pelo contrário. Com a trilha sonora composta por Manami Matsumae, é um dos melhores jogos de navinha scrolling shooter que tem para o console. O problema é a dificuldade nível asiático.

Como o jogo é bem difícil, fatalmente passávamos mais tempo na tela de seleção de fases, tentando escolher alguma missão "mais-ou-menos" para ganhar uma grana e comprar armamento para as fases mais difíceis.

Por isso, a música dessa tela ficou bem marcada na minha memória.



Mega Man X - Title Theme

A divulgação da produção de Mega Man X veio acompanhada por uma expectativa monstro por todos os fãs da franquia. Quando foi lançado em 1993, a espera valeu a pena, pois o jogo revolucionou. Claro que a Capcom também capricharia na trilha sonora.



Chrono Trigger - Wind Scene

O que dizer desse jogo? Tudo nele é grandioso e a trilha sonora (composta principalmente por Yasunori Mitsuda e por Nobuo Uematsu) ajudou muito a tornar a experiência do jogo marcante.

A minha preferida era a Wind Scene, que normalmente vinha logo após alguma parte tensa e ajudava a digerir tudo e respirar novamente.

Sem dizer que é uma delícia ficar escutando de fundo quando se está de bobeira.



Romancing SaGa 3 - Battle Theme

Outro exemplo de música que marcou pelo stress.

Acho que Romancing SaGa 3 foi um dos jogos mais difíceis que já tive do Super Nintendo.

Composta principalmente por Kenji Ito, sua trilha é tecnicamente muito bem feita e contribui bastante na experiência de jogo.

A música Battle Theme é bem acelerada e, com certeza, me deixava ainda mais com aquela pressão maldita no peito, carregando na adrenalina e deixando no pico o sentimento de urgência durante as batalhas... principalmente porquê perdia a maioria.

Sou o tipo de jogador de RPG que não gostava de perder nenhum personagem e o Romancing SaGa 3 permitia que personagens secundários morressem sem dar gameover, mas sacrificando alguma parte da história.

Resultado: reiniciava tudo e começava de novo.



[Menção honrosa] Final Fantasy VI - Opera Scene

Tenho certeza que alguma pessoa chegou até essa parte do texto e deve ter pensado "Porra! Cadê a cena da ópera de Final Fantasy VI?!

Na verdade, não pretendia mesmo colocar na lista mesmo.

A ideia era lista as músicas de jogos que marcaram. Neste caso, não apenas a música, mas toda a cena da ópera é grandiosa e não tem como analisar isoladamente apenas a trilha sonora. Seria até injusto fazer isso.

Porém, vale uma menção honrosa.



Quackshot - Duckburg (Low Pitch)

E você achando que só comentaria jogos do Super Nintendo!

...

Na verdade, no começo também achei isso, até perceber que estava cantarolando (que palavra horrível) essa música.

Sério. Esse jogo é uma desgraça. Fico com essa música na cabeça umas três semanas seguidas, sempre que jogo.



Street Fighter II - Dhalsim's Stage

Quando estava pensado na lista, fiquei um bom tempo para decidir se colocava ou não essa trilha, simplesmente pelo motivo de não ser apenas a música, mas o contexto em si.

- "Porra, Barão! Você digitou aquele texto esfarrapado sobre a cena da ópera de Final Fantasy VI e está de mimimi agora. Seu hipócrita!"

Sim Juquinha, provavelmente sou. Só que, um dia, passando em frene a uma antiga casa de fliperama, lembrei da época em que gastava uma boa grana com fichas.

Juro que conseguia escutar aqueles elefantes de fundo.


Na década de 90, quase todo canto de São Paulo tinha um fliperama de Street Fighter II. Até as padarias tinham.

Só pelo fato de persistir na lembrança, já é motivo suficiente para pertencer a lista.



Rock N' Roll Racing

A primeira vez que vi Rock N' Roll Racing, pensei: legal, um jogo de corrida que monto o carro, escolho as armas e explodo tudo.

Quando coloquei a fita no videogame e liguei, a primeira coisa que pensei foi: que porra é essa...

Logo na entrada do logo Interplay já fica bem claro sobre o que esperar da trilha do jogo.

Simplesmente, pegaram várias músicas famosas de rock e usaram como trilha para a jogatina. Sensacional!

Esse é um ótimo jogo para zerar sozinho, mas o legal mesmo era chamar a garela e disputar pelo direito de se gabar sobre a derrota miserável dos patos que ousavam te enfrentar.

Neste sentido, a trilha sonora ajudava a torna o jogo ainda mais irreverente, tornando uma experiência bem casual.




Tenho certeza de que se leu até aqui, vários jogos passaram por sua cabeça e lembrou de muita coisa legal.

Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas lembranças desses jogos e de outros que não comentei.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.